5 dicas infalíveis para melhorar a tomada de decisão do seu negócio

Por Carolina Mendes
MTB:0082117/SP

A tomada de decisão é, sem dúvida, a principal função de um gestor. Isto porque más escolhas podem afetar os rendimentos, produtividade, segurança dos dados, e todos os departamentos da sua empresa de forma negativa. Para isso é preciso direcionar bem todos os esforços, e este post vai te ajudar com 5 dicas essenciais nessa tarefa tão essencial, confira:

1) Objetivo no planejamento
Traçar um senso de direção para a organização é muito importante, já que sem um objetivo a empresa tende a andar sem rumo. Os objetivos devem estar alinhados com os esforços de todos os setores, compras, varejo, comercial, fiscal, financeiro e materiais, pois estes guiam planos e decisões.

2) Planejamento Estratégico
Planejar é criar soluções, solucionar impasses e projetar propósitos, ou seja, é projetar uma visão do futuro baseada no objetivo do negócio. Entender como o processo funciona ajuda muito a definir uma estratégia certeira.

3) Aliar novas tecnologias
Um sistema de integração, como um ERP (Enterprise Resource Planning), centraliza uma grande quantidade de informações da empresa, porém para definir um planejamento estratégico de sucesso o gestor deve se aliar a uma ferramenta de análise de dados. Ao cruzar os dados essenciais é possível ter uma visão mais estratégica do negócio em tempo real.

4) Esforço coletivo
Para colocar em prática um planejamento é preciso esforço coletivo canalizado em um alvo fixo. Planejar é um recurso para mudar uma realidade. Ditar regras, acompanhar resultados e respeitar as "folgas" necessárias para que as transformações se tornem reais é fundamental. A ferramenta de análise de dados permite que cada setor personalize o dashboard de acordo com as necessidades do departamento.

5) Avaliação periódica
Ao analisar os dados, é possível enxergar a empresa de forma objetiva e organizada. No entanto, é indispensável acompanhar e fazer alguns ajustes no meio do caminho. Exija sempre o melhor atendimento, mantendo seu pessoal motivado e capacitado.

Estabeleça linhas de ação adequadas para alcançar seus objetivos. Tomar decisões contando com a sorte, intuição ou achismo é muito arriscado, é preciso usar números reais. Ofereça a sua equipe a tecnologia mais inovadora do mercado. Experimente o software Easy BI, da Easy Analytics e esteja preparado para alcançar vantagem competitiva no mercado.

PLANO GRATUITO