O que é Business Intelligence?

Por Carolina Mendes
MTB:0082117/SP

Gerar dados para uma geração de consumidores que já nasce online é um grande desafio. Não dá pra trabalhar na base do improviso, é preciso conhecer seus clientes para obter sucesso. Diante desta dificuldade em processar e assimilar grande quantidade de dados gerados todos os dias em ações online, o Business Intelligence (BI), faz uma análise de dados que mostra dados históricos do mercado que contribuem para a tomada de decisão com foco na eficiência de resultados.
O termo BI, também chamado de inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. Primeiramente, as informações são coletadas dentro da própria empresa. Posteriormente, incluem as necessidades e o processo de decisão do consumidor, bem como as pressões competitivas, as condições industriais relevantes, os aspectos econômicos e tecnológicos, e as tendências culturais.
O Easy BI, da Easy Analytics, customiza o sistema de acordo com a meta específica, tendo como base o objetivo organizacional e a visão da empresa. É possível que haja mais de um objetivo, um de longo e outro curto prazo, por exemplo, sendo então variadas as coletas de informações.
O BI não entrega uma solução, mas te dá a capacidade de detectar oportunidades de negócios de acordo com os levantamentos numéricos dos consumidores, e do monitoramento estratégico de mercado competitivo.
Empresas de pequeno e grande porte estão aderindo ao BI para auxiliá-las nas mais diferentes situações, como otimizar o trabalho da organização, reduzir custos, eliminar a duplicação de tarefas, permitir previsões de crescimento da empresa como um todo e contribuir para a elaboração de estratégias.
O principal benefício do Easy BI para o seu negócio é a capacidade de fornecer informações precisas quando necessárias, incluindo uma visão em tempo real do desempenho corporativo geral e de suas partes individuais. Então você escolhe as melhores estratégias e planos para tornar os processos mais eficientes, além da economia de tempo e custos.