O que é o software ERP e pra que serve?

Por Carolina Mendes
MTB:0082117/SP

De forma bem simples, o ERP, uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning , que nada mais é, em português que Planejamento dos Recursos da Empresa, e tem como objetivo organizar a gestão de uma empresa.
O software ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias, desde faturamento até o balanço contábil, de compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a administração de pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa. Além de registrar informações referentes a clientes, fornecedores, funcionários, produtos, vendas, compras, pagamento, importos entre outras.
Podemos entender que o ERP faz com que esses dados "conversem" entre si, facilitando o entendimento de análises complexas e relatórios burocráticos, além de facilitar o fluxo de informações e otimizar a tomada de decisões. Dessa forma é possível saber qual produto está sendo mais vendido, por exemplo, quem é o melhor cliente da empresa, qual época do ano mais se vende determinado produto, aonde a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro, qual a distribuição de vendas por região, entre outras informações relevantes.
Quando um único sistema de gerenciamento reúne todos os dados importantes, até a comunicação flui entre todos os departamentos da empresa, desde administração, financeiro, RH, logística e produção.
A Easy Analytics trabalha com a linha de software Totvs Protheus, que é uma evolução dos processos administrativos. Ele foi desenvolvido com um conceito flexível que permite customizar a plataforma conforme a necessidade do negócio.