4 vantagens estratégicas que só o BI oferece para as empresas

Por Carolina Mendes
MTB:0082117/SP

O termo BI (Business Intelligence) tem sido muito difundido no meio empresarial, e costuma ser traduzido para o português como Inteligência de Negócios. No entanto, a grande questão é como que o BI ajuda gestores, diretores, gerentes, empresários e tomadores de decisões a escolherem as melhores alternativas, em um curto espaço de tempo?

1 - Fatos ao invés de suposições
Diálogos e intuições contribuem para a cultura da empresa e favorecem a minimização dos riscos. Porém, as informações fornecidas pelos gestores não podem ser baseadas em suposições, os fatos precisos tem que prevalecer em uma estrutura organizacional.
É importante que as organizações não subestimem a potencialidade que uma solução BI pode fornecer no que tange ao alcance de metas, aumento de lucros e satisfação dos clientes.

2 - Rápido Retorno sobre Investimento (ROI)
Outro fator benéfico que o BI pode proporcionar é uma gestão eficiente, que trabalha com informações concretas, minimizando riscos, diminuindo custos e aumento de lucros, ou seja, é possível obter o retorno sobre o investimento (ROI) em um espaço curto de tempo.

3- Real time
Por falar em rapidez, uma das qualidades do BI é a agilidade. Dúvidas que antes demoravam horas, dias ou até mesmo semanas para serem respondidas de forma manual, podem ser respondidas em alguns minutos pelo BI.

4 – Flexibilização de informações
É impossível trabalhar apenas com os relatórios gerenciais “prontos”, disponíveis nos sistemas tradicionais, pois não refletem a dinâmica dos negócios. O grande diferencial do BI que é possível desenvolver relatórios próprios utilizando recursos gráficos, cubos e dashboards que facilitam o entendimento.
Além de ser flexível com relação aos relatórios, o BI facilita o dia a dia de cada departamento. Possibilitando a criação de painéis personalizados para gestão comercial, financeira, RH, e aos demais setores, com os indicadores que convém a cada um deles de maneira integrada.
A partir do cruzamento dessas informações é possível identificar necessidades obsoletas, que precisam se adequar às mudanças propostas pelo mercado. Com este embasamento é possível planejar novas ações e projetar cenários.

Estes são os quatro principais benefícios que podem influenciar diretamente na geração de lucros na maioria das empresas. Com informações qualificadas é possível inclusive ampliar o conhecimento dos processos da empresa. O mercado está mudando a cada dia, se reinvente!

Contate um representante para saber como.